terça-feira, 20 de novembro de 2007

PAIXÕES

Em algum dia da semana passada, fui assistir a "Jogo de cena". Mais uma vez Eduardo Coutinho acerta ao misturar ficção e realidade. Depoimentos de mulhers comuns são, por vezes, interpretados por atrizes como Marília Pera, Fernanda Torres, Andre Beltrão, entre outras. O que é teatro e o que é realidade é o tal jogo de cena do título do filme.

Domingo, dia 18/11, fui assistir à última apresentação de "Apenas o fim do mundo", com a Companhia Brasileira de Teatro. O texto é do francês Jean-Luc Lagarce e mostra a volta do irmão mais velho à casa de sua família para anunciar a morte próxima. O retorno, após longa ausência, acaba exacerbando velhos conflitos e mágoas existentes desde a sua ida.

No exato momento em que escrevo estas primeiras linhas, está sendo apresentado em um desses canais da TV a cabo, o filme "Escola do Riso". Filmado no Japão, "Escola do Riso" é uma adaptação de uma peça de teatro e quase toda a ação se passa entre dois personagens e em somente um cenário. O embate se dá entre um dramaturgo e um censor no Japão pré-segunda guerra. O primeiro tenta a todo custo adaptar a peça com mensagens patrióticas. O segundo tenta, por sua vez, fazer o menor número de alterações.

Mas porque isso agora? Uma vez aprendi que se fosse possível "ver" o mundo em uma peça de teatro era por que eu estaria, verdadeiramente, diante de uma obra teatral. O teatro se propõe universal, assim como a internet. Contraditoriamente, porém, ele é capaz de, apesar da sua universalidade, atingir a cada um de nós individualmente, assim como a internet.

Universal por que mostra o mundo como ele é e como pode ser em qualquer parte dele mesmo, o mundo. Universal por que desmascara, apesar de suas máscaras, personas, personagens, as mesmas máscaras, personas e personagens que encontramos pela vida. Ao mesmo tempo é cruelmente devastador ao atingir de forma particular e individual aquele incauto que saiu de casa apenas para se divertir e comer uma pizza depois da sessão.

Este post inicial tem a finalidade de, além de quebrar o gelo do "primeiro post", fazer uma pretensa homenagem a duas paixões da minha vida: o teatro e o cinema.


9 comentários:

Lavinia Fernandes disse...

Ah! Muitíssimo bem vindo a esse mundo de blogueiros!
Muito bom o texto.
Também vi o filme japonês e fiquei impressionada com a beleza dele, com o "jogo de cena" dos dois personagens(o do Eduardo Coutinho ainda nãi vi).
Ando desiludida com o teatro, mas quanto ao cinema, você, meu maior companheiro de telonas sabe que "o cinema sempre nos salva".
É pra isso que ele serve.
Continue escrevendo.
Beijos

Ana Paula Cardoso disse...

Artur, estou emocionadíssima. Me sinto, você sabe, "madrinha de batismo" do seu blog. Uma grande honra, por sinal. O amor que sinto por você é incomensurável. Amor de irmão e irmã, daqueles que nascem para durar todas as existências. Admirável o seu texto de estréia. Fazer um belo link entre as personas, a arte e a vida como você fez é coisa para iniciados. Este blog promete. Porque, assim como a Lavínia disse um dia, você é como o cinema: "sempre a maior diversão". Boas-vindas!

Anônimo disse...

oi Artur ...
muito legal seu blog !!! agora fica o desafio de mantê-lo atualizado heim ...
abração e sucesso !!!!

Anônimo disse...

Aê, meu filho. Deixo registrado que li seu brog. Abraçunda.

penny lane disse...

Caríssimo... adorei! Só acho que ao Lord Português deveriam-se acrescentar "Francês", "Espanhol", e "Grego". Tu sais pourquoi je dis ceci! rsrsrsrs Afinal, tu eres un muchacho multi-lengua! J´espère que tu visites mon blog aussi. C'est seulement beaucoup de poésie mélangé, mais...

Adorei o texto de estréia... estou doida pra ver Jogo de Cena! E um dos carinhas do filme japonês é o mesmo ator que interpreta Nobu-San em "Memórias de uma Gueisha"!
Bjos enormes!!!
Nanda

Antonio Santo disse...

Com aquele pedido, meio acanhado e como quem não quer incomodar, já havia me convencido a imediatamente visitar o blog. Ao terminar de ler sua primeira postagem fiquei super orgulhoso, de ter amigos que escrevem tão bem! Está 10, sabe que de números eu entendo, hehehe. Um grande abraço e até a próxima senhor Lorde, ou seria V. Excelência? Big abraço.

Geanglés B. de Moraes disse...

Artur, adoro tudo isso: Blog, orkut, msn, second life - essa "ágora" sempre defenestrada pelos que ficam "sociologizando" as linguagens...Essa gente chata deveria ouvir o grito tão contemporâneo de Roland Barthes "toda recusa de linguagem é uma morte".
Então, vamos degustar, viver,ver sentir, tudo, tudo, e registrar, pois sem os registros, os historiadores do futuro estarão phodidos rsrsrs.

Anônimo disse...

Meu querido amigo Artur, parabéns pelo seu blog.
Também assisti ao filme "Jogo de cena" e achei o máximo. Me emocionei com os depoimentos e constatei que o ato de observar as diferenças individuais pode ser enriquecedor para o nosso crescimento pessoal e espiritual.
Grande abraço!!!

Unknown disse...

Li que você assistiu Escola do Riso na TV... Estou atrás desse filme desde que o assisti no CineSesc. O filme é maravilhoso. Queria que você me ajudasse. Será que lembra em que canal assistiu para que eu possa entrar em contato. Obrigada desde já. Deixo meu e-mail para alguma resposta (neligamboa@uol.com.br). Obrigada.
Neli