domingo, 2 de dezembro de 2007

PAROLE, PAROLE, PAROLE

Essa história de escrever em blog demanda tempo, paciência e assunto. É bem verdade que se deixarem, eu sou capaz de escrever por horas. Escrever não é o problema. O problema é o assunto. Admiro muito esses meus amigos que estão aí do lado, nos "Blogs amigos", pois sempre têm, além de assunto, algo interessante. Tenho, de uns tempos para cá, tentado exercitar essa arte. E não é só para escrever, não. Falo pouco também.
Tudo isso por que acho que fala-se muito sobre qualquer coisa. Sempre fui econômico nas palavras porque acho que as pessoas não têm paciência para ouvir coisas corriqueiras. Sempre fui preocupado com isso e acho que da minha boca só devem sair palavras que façam diferença, que tenham importância, que sirvam para alguma coisa.
Um contrasenso, pois sou ator, formado em jornalismo e, para completar, um futuro historiador.
Mas acho que é por aí mesmo. No teatro, aprendi que o texto deve "falar" o essencial; no jornalismo, devemos falar a verdade; na História devemos desvelar o que ainda não foi mostrado, com o cuidado para não exagerar na interpretação e viajar no tema.
Sempre achei também que isso de falar muito e sobre tudo era coisa de mulher. Fico impressionado com a capacidade que elas têm para iniciar um assunto e, pior, continuá-lo. Se começam a falar sobre o tempo (o salvador de todos os constrangimentos de se ficar calado), elas vão para o cabelo e depois para o possível mandato do Presidente Lula (não me pergunte como fazem o link), relacionam com aquela manicure que "tira cutícula como ninguém", até fecharem comentando sobre aquele restaurante novo que abriu na semana passada. Fecharem nada! É porque eu tinha que parar por aqui, mas, com certeza, elas continuam. Não estou querendo com isso que mulher fala demais, como muita gente anda dizendo por aí, mas é fato que elas dominam a arte da retórica.
"Saia justa", "Manhatan Connection", "Programa do Jô", "Sem censura", fala-se muito hoje em dia, mas, muitas vezes, falta assunto.
Prometo ter mais assunto da próxima vez. Abraços!

3 comentários:

Lavinia Fernandes disse...

Eu reconheço que a gente fala muuuito no seu ouvido. Mas vc adora, não é?! Hahaha!

Antonio Santo disse...

Querido Lord Blogueiro, ou seria, um blogueiro Lord. Bom, como na comutativa, a ordem não fará diferença.
Assunto, com certeza jamais faltará para ti, afinal, você pode até transcrever o que essa mulherada ao seu redor fala, hehehe.
Parabéns está ótimo, gostei muito, da forma como escreveu e principalmente do assunto. Acredite no seu "feeling" para o assunto, pois poderemos sempre falar do tempo, mas... quem vai mesmo levar a sério uma conversa quebra-gelo? Lembre-se do que você pretende, falar qualquer coisa? Ou, falar algo que tenha uma significancia para si e para os leitores?
Abração.

Ana Paula Cardoso disse...

"Não te doas do meu silêncio. Estou cansado de todas as palavras.
Não sabes que te amo?
Pousa a mão na minha testa.
Captarás numa palpitação inefável
O sentido da única palvra essencial: amor."
Manuel Bandeira